Mini curso Vue.Js - Tudo sobre o framework javascript mais fantástico você encontra aqui!

Hoje vamos começar a falar do Vue e iremos começar contando um pouco do histórico deste framework.

Isto eu acredito que seja muito importante para uma base teórica de conhecimento e também enriquecer seu conhecimento sobre Vue e outros assuntos.

Alguns artigos já escritos anteriormente da mesma série, se quiser visualiza-los em ordem cronológica, criei este artigo para organizar.

Então vamos lá, tome nota e bons estudos!

A era pré-Vue ou antes dos frameworks Javascript

Não faz muito tempo, mas o ambiente de desenvolvimento web era um local não muito amigável e muitas vezes não muito avançado.

Tínhamos páginas HTML sendo renderizadas nos browser, com sorte e muitas vezes isto não era regra, folhas de estilos e arquivos Javascript do lado do cliente.

Mas muitas requisições eram feitas no lado do servidor (server side), assim como grande parte de regras de tela.

Front-end tendo interações no server e se precisasse de alguma informação na tela, por exemplo do banco, teríamos que fazer uma requisição novamente para o server.

Estrutura Html e Javascript em aplicações web muito antigamente

Um tempo depois, isto por volta de 2008 e 2010, graças à evolução de tecnologias, nosso código está em no browser, trabalhando com nossa aplicação.

Mas ainda, era difícil de manter e muito desorganizado. Existiam muitos arquivos Javascript para dar manutenção, criávamos muitas coisas separadas.

Ou seja, não existiam frameworks Javascript ainda no mercado para enxugar todo este código que tínhamos que toda vez criar.

Isso sem falar no problema gerado desse número enorme de arquivos, degradando a performance do site ou aplicação web, sem contar que o código ficava bem bagunçado e bem feio visualmente.

Não era muito legal codificar em Js (desculpe aos mais conservadores que gostavam do Javascript, mas era um ambiente inóspito).

Foi então que começaram a surgir no mercado os frameworks Javascript, como Angular, Amber e o Vue para te salvar!

Sobre o Vue.js

Bom, falamos até então um pouco do resumo do histórico dos frameworks, então vamos falar do Vue.

O Vue foi criado por Evan You, após ter trabalhado para a gigante Google. O objetivo do framework foi baseado no desenvolvimento de interfaces de usuário e aplicativos de página única (Single Page Application).

O framework desenvolvido por You é de código aberto e teve seu primeiro commit em 2013, mas só foi lançado oficialmente em Fevereiro de 2014.

Em uma de suas declarações, o que acho interessante destacar é:

“Pensei, e se eu pudesse retirar somente a parte que realmente gostava do Angular e criar algo muito leve?”

Atualmente, quando vos escrevo este artigo, o framework está em sua versão 2.6 (Macross), de 2019.

Considerações e documentação

O mais interessante deste framework é que sua aplicação pode crescer progressivamente e ela irá continuar simples de dar manutenção e uma aparência muito interessante.

Com ele, você pode trabalhar também de forma local (por um gerenciador de scripts) ou referenciado por algum CDN.

Além de tudo que falei até então, se não ficou convencido de que Vue.js é o Framework, então vou citar algumas de suas características que talvez o encoraje no uso:

É rápido, muito leve e possui um amplo ecossistema e bibliotecas excelentes. Você pode consultar a documentação do Vue e vai entender porque falo isso.


Bom é isso, te espero nos próximos artigos e nos estudos deste incrível framework Javascript.

Até mais!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here