728 x 90


Tornar o Visual Studio Code como Merge Tool e Editor padrão no Git

Tornar o Visual Studio Code como Merge Tool e Editor padrão no Git

O Visual Studio Code é sem dúvidas o melhor editor de códigos do momento e um dos mais práticos e leves já criados. Para desenvolvedores que utilizam já o Visual Studio há um tempo, abandona-lo e troca-lo e fazer do Visual Studio Code sua ferramenta diária de trabalho não é para qualquer ferramenta. Até mesmo

O Visual Studio Code é sem dúvidas o melhor editor de códigos do momento e um dos mais práticos e leves já criados.

Para desenvolvedores que utilizam já o Visual Studio há um tempo, abandona-lo e troca-lo e fazer do Visual Studio Code sua ferramenta diária de trabalho não é para qualquer ferramenta.

Até mesmo programadores de outras linguagens tem abandonado suas velhas IDE’s e migrado para o VS Code, como é caso do pessoal de Java, Php e outros.


Já andei comentando aqui no site sobre outras tecnologias que podem ser úteis, dê uma olhada após a leitura deste artigo:


Além de versátil e completa, o VS Code provou que é uma interface que pode ser adotado como editor padrão para diversas tarefas, e o que vou comentar é como configurar para usa-lo com o comando do Git mergetool.

O Git não apresenta nenhuma solução muito amigável nativamente, então para você que precisa fazer merge no código de sua equipe, pode ser muito útil.

Então vamos configurar o Git para utilizar este editor fantástico.

Configurar o Visual Studio Code como editor padrão do Git

Vamos iniciar configurando o Git para utilizar o Visual Studio Code como nosso editor padrão. Para isto, vamos executar a seguinte linha de comando:

git config --global core.editor "code --wait"

O comando acima fará com que quando precisemos executar os comandos no Git em um editor (rebase, merge), irá aparecer o editor do VS Code.

Agora, vamos checar se realmente o editor está funcioando executando o seguinte comando:

git config --global -e

Configurar o VS Code para ser a ferramenta de merge padrão do Git

Agora, vamos adicionar o Visual Studio Code como nosso editor padrão do merge do Git, executando o comando git config –global –e, e configurar com as linhas a seguir:

[merge]
 tool = vscode
[mergetool "vscode"]
 cmd = code --wait $MERGED
[diff]
 tool = vscode
[difftool "vscode"]
 cmd = code --wait --diff

Logo, quando executar o comando git mergetool, o VS Code irá abrir para resolver o merge.

Simples assim!

Atualização do Post – Criação de um vídeo explicando este artigo passo a passo

Hoje, dia 29/03/2021 estava a editar alguns materiais aqui e resolvi subir o vídeo com este tutorial, assim podendo facilitar o entendimento.

O vídeo é curto, mas resume este artigo e acredito que irá incrementar ai o aprendizado. Segue o exemplo:

Concluindo

O Visual Studio Code facilita e muito nossa vida como desenvolvedores e integra-la com o Git irá facilitar ainda mais suas tarefas diárias.

Como disse anteriormente, tornei o Visual Studio Code minha IDE principal para tudo o que faço desde 2017 e ela não deixa a desejar.

Se esta e outras dicas te ajudaram, não esqueça de compartilhar e se tiver alguma dúvida e puder ajudar, deixe aqui nos comentários ou entre em contato.

Até a próxima!

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos