O Entity Framework (EF) é um framework de mapeamento objeto-relacional (ORM) de código aberto para a plataforma .NET, desenvolvido pela Microsoft. Neste artigo trago uma dúvida que pode ser recorrente para quem está começando e confesso que, as vezes pode ser um pouco difícil de lembrar também. Se você decora sintaxe, desculpe. Pode me julgar
O Entity Framework (EF) é um framework de mapeamento objeto-relacional (ORM) de código aberto para a plataforma .NET, desenvolvido pela Microsoft.
Neste artigo trago uma dúvida que pode ser recorrente para quem está começando e confesso que, as vezes pode ser um pouco difícil de lembrar também.
Se você decora sintaxe, desculpe. Pode me julgar porque a maioria das coisas que um dia já utilizei pode em algum momento passar batido e ter que consultar.
Acredito que isto é natural, mesmo que depois de alguns anos você não está propriamente desenvolvendo 100% do tempo projetos.
Então, para o artigo trago como que podemos utilizar uma expressão SELECT no Entity Framework sem usar a sintaxe de queries, que também é possível, mas sim utilizando Lambda Expression.
Como usar a expressão LEFT JOIN no Entity Framework utilizando Lambda Expression
Antes de falar de Lambda Expression, vamos visualizar como fazer a expressão naturalmente utilizando o Entity Framework.
Suponhamos que você tenha que retornar campos específicos ao invés de todos de uma determinada entidade. A sintaxe utilizando query com o Entity Framework ficaria assim:
var query = from cliente in context.Clientes
select new
{
cliente.Nome
};
O mesmo exemplo você pode escrever utilizando expressões Lambda, você terá:
var query = context.Clientes
.Select(c => new {
Nome = c.Nome
});
Simples assim e note que com uma sintaxe mais clean e bem mais fácil de entender.
Lambda Expressions
Uma expressão lambda (lambda expression) é uma funcionalidade presente em várias linguagens de programação que permite criar funções anônimas de forma concisa e inline.
As expressões lambda são frequentemente usadas para criar funções simples e pequenas, que podem ser passadas como argumentos para outras funções ou usadas em contextos onde funções são necessárias.
Elas são especialmente úteis em linguagens que suportam programação funcional.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *