Tudo sobre a Plataforma WordPress você encontra aqui - Luiz Fernando Dev

Você está vendo um erro de servidor interno 500 no WordPress? O erro interno do servidor é um dos erros mais comuns do WordPress.

Como o erro não fornece nenhuma outra informação, muitos iniciantes acham bastante frustrante.

Neste artigo, mostraremos como corrigir facilmente o erro interno do servidor no WordPress.


Se você quer aprender mais sobre o WordPress, recomendo o meu curso, o WordPress Essencial: Criando Sites do Zero disponível na Udemy.

Caso queira saber sobre outros treinamentos e aulas de programação, você pode consultar o portifólio da Reverb Treinamentos.


O que causa o erro (500) interno do servidor no WordPress?

O erro interno do servidor não é específico do WordPress. Isso pode acontecer com qualquer site rodando em um servidor web.

Devido à natureza genérica desse erro, ele não informa nada ao desenvolvedor.

Perguntar como corrigir um erro interno do servidor é como perguntar ao seu médico como corrigir a dor sem dizer onde está a dor.

WordPress Erro 500 sendo exibido na tela
No exemplo acima, está sendo exibido uma tela de erro padrão do browser com o erro tratado, mas é possível ver a mensagem HTTP ERROR 500 indicando erro interno no servidor

O erro interno do servidor no WordPress geralmente é causado por funções de plugin ou tema. Outras possíveis causas de erro interno do servidor no WordPress que conhecemos são: arquivo .htaccess corrompido e limite de memória PHP.

Também ouvimos que o erro interno do servidor só aparece quando você está tentando acessar a área de administração enquanto o resto do site funciona bem.

Dito isto, agora vamos dar uma olhada em como solucionar o erro do servidor interno no WordPress.

Verificando o arquivo .htaccess

A primeira coisa que você deve fazer ao solucionar o erro interno do servidor no WordPress é verificar o arquivo .htaccess corrompido.

Você pode fazer isso renomeando seu arquivo .htaccess principal para algo como .htaccess_old.

Para renomear o arquivo .htaccess, você precisará fazer login no seu site usando o aplicativo FTP ou Gerenciador de Arquivos no painel cPanel da sua conta de hospedagem.

Uma vez conectado, o arquivo .htaccess estará localizado no mesmo diretório onde você verá pastas como wp-content, wp-admin e wp-includes.

Renomeando arquivo htaccess para o WordPress

Depois de renomear o arquivo .htaccess, tente visitar seu site para ver se isso resolveu o problema. Se sim, dê um tapinha nas costas porque você corrigiu o erro interno do servidor.

Antes de continuar com outras coisas, certifique-se de acessar a página Configurações » Permalinks na área de administração do WordPress e clicar no botão Salvar sem fazer nenhuma alteração.

Isso irá gerar um novo arquivo .htaccess para você com regras de reescrita apropriadas para garantir que suas páginas de postagem não retornem um erro 404.

Aumentando o limite de memória do PHP

Às vezes, um erro interno do servidor pode acontecer se você estiver esgotando o limite de memória do PHP.

Já escrevi por aqui um tutorial resolvendo o problema do tamanho de memória do servidor para o WordPress.

Se você estiver vendo o erro interno do servidor apenas quando tentar fazer login no seu administrador do WordPress ou carregar uma imagem no seu wp-admin, você deve aumentar o limite de memória seguindo estas etapas:

  • Crie um arquivo de texto em branco chamado php.ini
  • Cole este código lá: memory=64MB
  • Salve o arquivo
  • Carregue-o em sua pasta /wp-admin/ usando FTP

Já ouvi vários relatos de que fazer o código acima, corrigiu o problema do lado do administrador para eles.

Se aumentar o limite de memória resolveu o problema para você, então você corrigiu o problema apenas temporariamente.

Você ainda precisa encontrar a causa que está esgotando seu limite de memória. Isso pode ser um plugin mal codificado ou até mesmo uma função de tema.

É altamente recomendável que você peça à sua empresa de hospedagem na web do WordPress que examine os logs do servidor para ajudá-lo a encontrar o diagnóstico exato.

Se aumentar o limite de memória do PHP não resolveu o problema para você, então você terá mais algumas soluções de problemas.

Desativar todos os plug-ins

Se nenhuma das soluções acima funcionou para você, esse erro provavelmente está sendo causado por um plug-in específico.

Também é possível que seja uma combinação de plugins que não estão jogando bem uns com os outros.

Infelizmente, não há uma maneira fácil de descobrir isso. Você precisa desativar todos os plugins do WordPress de uma só vez.

Desativar os plugins no WordPress

Se a desativação de todos os plugins corrigiu o erro, você sabe que é um dos plug-ins que está causando o erro.

Basta ir à área de administração do WordPress e clicar em ‘Plugins’. Agora você precisa reativar um plug-in de cada vez até encontrar aquele que causou o problema. Livre-se desse plug-in e relate o erro ao autor do plug-in.

Pergunte ao seu provedor de hospedagem

Se todos os métodos falharem em corrigir o erro interno do servidor em seu site, é hora de obter mais ajuda.

Entre em contato com sua equipe de suporte de hospedagem na web e eles poderão verificar os logs do servidor e localizar a causa raiz do erro.

Se você deseja continuar solucionando problemas por conta própria, consulte nosso guia definitivo de solução de problemas do WordPress para iniciantes.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a corrigir o erro interno do servidor no WordPress.


Para você que está procurando um treinamento gratuito de WordPress, eu ofereço um curso gratuito na Udemy.

Nele, abordo os principais recursos da ferramenta, como customizar um site do zero e criar posts e páginas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here