Como mencionei no artigo anterior, iniciei os estudos com o Flutter, já que ele tem chamado muito atenção, principalmente pelas oportunidades do momento. Sei que não devemos ir atrás de algum conhecimento por conta da hype ou alguma novidade, mas achei interessante o framework, me lembrando muito o meu desenvolvimento há alguns anos atrás com
Como mencionei no artigo anterior, iniciei os estudos com o Flutter, já que ele tem chamado muito atenção, principalmente pelas oportunidades do momento.
Sei que não devemos ir atrás de algum conhecimento por conta da hype ou alguma novidade, mas achei interessante o framework, me lembrando muito o meu desenvolvimento há alguns anos atrás com o Ionic.
Sim, já me joguei neste mercado e confesso que foi uma experiência muito produtiva com o framework Javascript.
Na época, me recordo que estava muito aquecido também o mercado para desenvolvimento mobile com o Xamarim, mas optei por não investir na ferramenta.
Se me perguntar o por quê disto, eu não sei te responder, mas provavelmente a sintaxe e por estar muito focado em C#, já não me agradou muito continuar os estudos nele.
Talvez o que mais me desmotivou foi o fato do peso que tinha para instalar todo o Visual Studio e tudo que ele oferecia, mas isto um assunto que posso trazer mais pra frente.
Neste artigo, eu separei algumas coisas importantes para você instalar o ambiente de desenvolvimento do Flutter e também algumas experiências que tive no meu processo de aprendizado.
Então, vamos lá!
Nota: lembrando que o exemplo que vou mostrar é para o ambiente Windows, o qual eu uso atualmente (sim, uso Windows). Mais pra frente devo escrever algo também em outros sistemas operacionais por aqui também.
Instalando e configurando o Flutter no Windows
Instalar o Flutter e o ambiente de desenvolvimento para o Dart (linguagem que é a base do Flutter), é uma tarefa relativamente simples, porém um pouco metódica.
Você deve se atentar aos mínimos detalhes e seguir o passo a passo para não ter problemas no mesmo.
Vamos começar com os pré requisitos que a própria documentação recomenda:
- download da última versão do Flutter;
- vai precisar da instalação também do Android Studio;
- se tiver o Java instalado, é interessante também que a pasta do SDK esteja devidamente registrada no PATH de variáveis do ambiente do Windows;
- SDK do DART instalado (recomendo que baixe também)
O primeiro pacote que irá baixar será o Flutter e instalar, conforme sugerido, na pasta c:\src\flutter, como na imagem abaixo:
Depois de ter extraido os arquivos do Flutter para a pasta, é hora de registrar na variável de ambiente do Windows, ou o registro do PATH que pode ser acesso no Painel de Controle > Sistema ou pela tecla de atalho Win + Pause Break. Irá ter uma tela semelhante:
Dentro de Variáveis de Ambiente, será exibida a seguinte janela:
Inclua o caminho do Flutter na variável Path, como na imagem abaixo:
Se chegou até este ponto, abra o Prompt de comando e digite o comando para verificar a instalação do Flutter:
flutter doctor
Não tendo nenhum conflito, o terminal irá indicar todos os módulos como na imagem abaixo:
Se encontrar algum conflito em um dos itens, é o que vai ter que resolver para rodar o ambiente de desenvolvimento do Flutter.
Eu irei detalhar em outros artigos cada um deles e tentar resumir a resolução de problema para os mesmos.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *