728 x 90


Empreendedorismo e desenvolvimento de software: tudo a ver

Empreendedorismo e desenvolvimento de software: tudo a ver

Empreendedorismo é a palavra mais comentada acredito nos últimos anos e tem se tornado cada vez mais popular em nossa área.Mas sempre que ouvimos o termo empreendedorismo, quase sempre nos remete ao pensamento de ser dono do próprio negócio. Ou talvez o dono de uma ideia promissora que lhe rendeu a criação de uma nova

Empreendedorismo é a palavra mais comentada acredito nos últimos anos e tem se tornado cada vez mais popular em nossa área.Mas sempre que ouvimos o termo empreendedorismo, quase sempre nos remete ao pensamento de ser dono do próprio negócio.

Ou talvez o dono de uma ideia promissora que lhe rendeu a criação de uma nova startup / empresa unicórnio.Mas não é regra e vou deixar alguns pensamentos sobre neste artigo que, podem mudar um pouco sua maneira de pensar no assunto.

Então, vamos lá.

Vamos entender sobre o tal do empreendedorismo

Então de uma vez por todas, vamos entender o que é empreendedorismo.

Segundo o dicionário:

“Disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios”.

Ou ainda:

“iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, que com alterações que envolvem inovação e riscos”.

Note, mudanças em empresas já existentes, o que quer dizer que não necessariamente seja o dono do negócio, podendo ter a iniciativa dentro de seu emprego atual.

Empreendedorismo dentro da área de Tecnologia da Informação

Agora, a área de Tecnologia da Informação é sem dúvidas o maior celeiro de empreendedorismo.Isso se deve ao fato que a Tecnologia da Informação quase sempre irá tentar dar uma solução a um problema existente, otimizando seu funcionamento.

Eu me lembro antes mesmo de entrar na área que, o que me chamava atenção nisso tudo era a liberdade que este trabalho me proporcionava.

Comecei a dar manutenção em computadores em torno da região que morava e logo me tornei conhecido.

Na época, a carência por esta mão de obra era terrivelmente grande, o que logo me deu a oportunidade de garimpar boas oportunidades de negócio.

Então,  o que me trouxe de experiência é que, quanto mais específica fosse a necessidade do cliente, mais bem remunerado eu seria, ou seja, a especialização.

Empreendedorismo com Desenvolvimento de Software

Alguns anos mais tarde, quando já tinha uns 10 anos na área, já estava meio que cansado de prestar serviço para as consultorias.

Abre um parênteses aqui, quando você está se desenvolvendo na área, é legal ter um norte, trabalhar com outras pessoas.Mas com o passar dos anos você percebe que isto é um grande inibidor de criatividade, principalmente quando você trabalha vendendo suas horas.

Iremos abordar este assunto mais pra frente, do ponto de vista financeiro, é o pior cenário.

Mas voltando ao tópico, resolvi encarar alguns projetos diretamente para empresas e projetos próprios.Isto abriu minha visão novamente para o empreendedorismo, só que tinha uma diferença agora.

O tamanho dos players no mercado para quem está começando a empreender é muito complicado e até mesmo a regulação imposta por algumas companhias.Mas acabei firmando contrato com duas empresas parceiras que me mantiveram em seus projetos por uns 4 anos.

E o maior aprendizado foi de trabalho por resultado, o que é muito melhor que seu tradicional salário mensal.O risco é muito alto, porém o que é possível escalar com esta abordagem é impressionante.

Concluindo sobre o empreendedorismo

Agora que falamos um pouco sobre empreendedorismo e o empreendedorismo na área de Tecnologia da Informação, espero ter agregado um pouco sobre.

Sempre que seu colega falar que é empreendedor, não olhe feio pra ele.

Este pode ser um ótimo recurso inclusive para sua equipe, pois por experiência própria, inovar ou desafios nos motivam mais do que a tradicional.

Precisando de mão de obra para o seu projeto?

Se você sente que precisa de um desenvolvedor de software com experiência de mercado e que tenha a habilidade de conduzir seu projeto de maneira objetiva e não encontra, vamos falar sobre.

Me envie seus contatos que iremos marcar uma call para entendimento de seu projeto, ok?

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos