728 x 90


É hora de dar um novo passo na Carreira Dev

É hora de dar um novo passo na Carreira Dev

Hoje vou comentar um passo dado na Carreira Dev, em específico a mudança de trabalho neste mês de Abril. Você que me acompanha deve ter percebido a ausência aqui no site e nos canais que costumo compartilhar conteúdo, como meu canal do Youtube. Mas foi necessário e estou satisfeito com o resultado final, e aliás

Hoje vou comentar um passo dado na Carreira Dev, em específico a mudança de trabalho neste mês de Abril.

Você que me acompanha deve ter percebido a ausência aqui no site e nos canais que costumo compartilhar conteúdo, como meu canal do Youtube.

Mas foi necessário e estou satisfeito com o resultado final, e aliás deu muito trabalho inclusive, afinal foram 2 meses de um processo seletivo bem rigoroso e vou comentar sobre isto neste artigo.

Antes de continuar sua leitura, como mencionei já em alguns artigos anteriores, este blog é despretensioso e o objetivo é compartilhar conhecimento e também adquirir.

Acredite, estudar o conteúdo que aqui venho expondo ou até mesmo os vídeos que tenho que fazer, tem sido muito interessante para diversificar o conhecimento.

Isto porque o desafio não é apenas a programação, mas envolvem muitas outras habilidades, como editar um vídeo, fazer uma arte para o canal, entre outros.

Então é muito gratificante o resultado final quando entrego um artigo ou conteúdo aqui e saiba que é feito com muita dedicação, ok?

Sem mais delongas, vamos lá falar um pouco desta etapa na minha carreira dev.

Por que a mudança é tão importante na sua Carreira Dev?

Por volta de 2013, me recordo que comecei a evoluir muito rápido na carreira dev e como desenvolvedor de software, sentia necessidade de encarar outros desafios.

Isto as vezes no local que você está trabalhando é bem difícil as vezes de ocorrer porque envolvem muitos fatores.

Um dos mais relevantes que vejo é, a dependência de você como profissional em algumas situações, que mesmo você treinando uma pessoa para executar a mesma coisa, mesmo assim é difícil largar esta dependência de seu trabalho.

Então as vezes buscar novos desafios dentro da empresa não era possível, pois isto poderia significar acumulo de atividades, o que a meu ver, não é uma coisa saudável em muito menos sustentável.

Outro ponto que vejo que é negativo demais quando você pede mais desafios dentro de uma empresa é que, geralmente em sua estrutura organizacional elas são verticalizadas, ou seja, provavelmente se você que crescer vai ter que virar chefe.

Desculpe o jargão, mas resumindo neste modelo geralmente as pessoas enxergam a evolução dentro da TI com um cargo de liderança, seja na área técnica ou gerencial, o que não faz muito meu perfil.

Sinceramente, já temos problemas demais no dia a dia e lidar com desafios relacionados a pessoal, conflitos de ambiente, negociar com diretoria eu sinceramente não me vejo neste papel.

Pode parecer um mindset medíocre, tudo bem me julgue, mas me sinto mais a vontade trabalhando com a equipe e tendo desafios técnicos.

Aliás, concluindo o pensamento por que a mudança é tão importante, trazendo para a vida, a mudança é importante em qualquer área, seja trabalho, pessoal, esteja sempre aberto a mudanças.

Então o que me motiva a mudar de emprego?

Esta é uma pergunta com uma abstração enorme para mim, pois os motivos e os fatores variam constantemente.

Claro que isso se deve ao fato de que a vida não é linear, existem momentos na sua vida pessoal que podem pedir isto, objetivos financeiros, por exemplo, ou até mesmo mudança de ares.

Mas por experiência própria e o que mais me motivou nos últimos anos a mudar é ser subutilizado ou trabalhar com itens que estão abaixo das competências técnicas.

Pode parecer estranho ou para muitos uma arrogância, mas deixe-me explicar o pensamento antes de tirar esta conclusão precipitada.

Muitas vezes, ou a quase todas as empresas que participei de processos seletivos me exigiram e muito. Então entende-se que, ao me exigirem isto, o nível de competência do trabalho seja disto para mais.

Ou seja, um ambiente que iremos realmente utilizar nossas habilidades e competências da vaga, mas nem tudo são flores.

Duas ou três sprints fazendo suas tarefas você já percebe qual é a do ambiente e isto me deixa muito frustrado e isso tem sido um belo motivador de mudança.

Concluindo

Em linhas gerais, um novo ambiente de trabalho sempre é ruim no inicio, aquele estresse básico de você provar que tem habilidade para o assunto, a curva de aprendizado do novo sistema e muito mais.

Além disto, algumas empresas hoje em dia deixam muito engessado sua cultura e as vezes cumprir suas políticas é um ponto a se pesar na hora da mudança.

Imagina que para você entrar em uma organização você tenha que ficar cumprindo certos requisitos além dos técnicos, eu honestamente penso duas vezes antes de entrar nestes ambientes.

Então, se vale de reflexão, espero ter ajudado em alguma coisa com este artigo e até a próxima semana!

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos