Cauê Moura esta semana estava no hype da bolhadev no Twitter, após declarações polêmicas de que as IA (Inteligência Artificial) iriam acabar com o emprego dos desenvolvedores. Olha, antes de tudo, queria dizer que não acompanho o canal do Cauê Moura e nem sei quem ele é direito, só ouvi falar, mas tenho acompanhado a
Cauê Moura esta semana estava no hype da bolhadev no Twitter, após declarações polêmicas de que as IA (Inteligência Artificial) iriam acabar com o emprego dos desenvolvedores.
Olha, antes de tudo, queria dizer que não acompanho o canal do Cauê Moura e nem sei quem ele é direito, só ouvi falar, mas tenho acompanhado a #bolhadev sempre que possível.
Para quem não conhece, Cauê Moura é um famoso youtuber brasileiro conhecido por seus vídeos humorísticos e comentários sobre diversos assuntos, incluindo tecnologia.
Fui tentar entender os pontos de vista, e acredite, ouvi também o que o Cauê Moura teve a dizer e confesso que um pouco de verdade (não literalmente), mas existe algo que podemos tirar disto.
Se você está por fora do que está ocorrendo assim como eu estava, se trata deste programa aqui do Youtube, o Desce a Letra Show.
Prepare o coração frágil e vamos lá, mais um artigo aqui para o site.
A Inteligência Artificial veio para tirar emprego dos desenvolvedores ou do pessoal da área de Tecnologia da Informação? Será que o Cauê Moura está certo?
Apesar de ser polêmico o assunto e dificil de ser analisado de maneira tão raza, podemos dizer que este é o sonho da alta gestão por anos.
Quem ai nunca ouviu rumores de que tudo seria no futuro baseados em geradores de códigos ou templates que você só arruma uma coisa ou outra e está pronto?
Em partes até mesmo grandes ferramentas já foram desenvolvidas para isto, como é o caso da OutSystems, que tem por objetivo o desenvolvimento low-code. Em breve, quero trazer mais artigos sobre o assunto aqui.
Mas a fala do Cauê Moura dizendo que “a IA ia tirar o emprego dos desenvolvedores no futuro” não é nem um pouco realista.
Vou falar de quem está na área já há um tempo e sempre ouviu também de que o mercado ficaria ruim e não tão promissor futuramente, isto há uns 15 anos atrás e olhe a realidade atual.
A verdade é que a área de Tecnologia da Informação, principalmente na de desenvolvimento de software jamais suprirá o deficit de profissionais pois mesmo as vagas que estão preenchidas, uma hora ou outra ficarão vagas.
Existem diversos problemas também de gente saindo dela, por exemplo, migrando para outras carreiras (sim, da mesma forma que pessoas querem ser desenvolvedoras, outras querem largar por motivos diversos).
Mas na dúvida, você pode perguntar à própria IA qual seu real objetivo, olha só (hahahah):
Brincadeiras à parte, mas o fato é que ela já até menciona que é “uma ferramenta útil”, então não é motivo de pânico.
Se fosse tão simples, imagine substituir o trabalho de desenvolvedores, por que as grandes instituições não estariam fortemente investindo nisso ao invés de investir super salários em um time?
Outro ponto que chama muito atenção é a questão da especialização. Se você é especialista em algo, dificilmente ficará sem emprego em qualquer área.
Então, esta falácia do Cauê Moura, como sempre ele fala diversas groselhas sem muito embasamento e não é real.
Clientes menores, soluções customizadas e rápidas, talvez alguns profissionais possam não ter valor aqui
Tem uma outra face desta história que acredito que possa fazer sentido com que o Cauê falou que é o fator do nível da solução que precisa ser executada pelo desenvolvedor.
Na real, hoje o mercado está muito inchado e não dá para perceber tão claramente nos processos atuais o que é ou não útil dentro de um time.
Um bom exemplo é a de tarefas que não fazem muito sentido dentro do desenvolvimento de software e que aparecem diversas vezes dentro dos times “ágeis”.
Você já deve ter reparado em algum task que está a executar, que ela depende de mais pessoas a tomar a decisão, mas aquilo as vezes pode tomar proporções que não deveria ser deste jeito.
Este é um caso de uma tarefa mais complexa ou alguém neste meio vai ficar enrolando e apenas um dos desenvolvedores realmente está a trabalhar. Isto é classico no dia a dia dos times ágeis, acontece e muito.
Existe também soluções mais simples como menciono, por exemplo, a criação de um site. Nem todos os clientes precisam de um site personalizado e aqueles gerados por um tema de WordPress já atende.
Não há nada de errado nisso e qualquer um pode fazer. Por isso que, existem diversas IAs que fazem isto e de uma maneira espetacular.
Realmente se a pessoa passou 20 anos no desenvolvimento só fazendo websites e não buscou mais conhecimento para outras áreas, perdeu uma oportunidade e estacionou no tempo.
Então não é culpa também do avanço da tecnologia que o profissional dormiu no tempo.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *