728 x 90


Atualizando o Composer via terminal de maneira rapida

Atualizando o Composer via terminal de maneira rapida

O Composer é uma ferramenta essencial para o gerenciamento de dependências em projetos de software em PHP. Ele permite que você declare as bibliotecas de que seu projeto depende e as gerencia automaticamente, facilitando a instalação, atualização e autoload dessas dependências. Então como em outras stacks, o PHP possui este gerenciador de pacotes, assim como

O Composer é uma ferramenta essencial para o gerenciamento de dependências em projetos de software em PHP.

Ele permite que você declare as bibliotecas de que seu projeto depende e as gerencia automaticamente, facilitando a instalação, atualização e autoload dessas dependências.

Então como em outras stacks, o PHP possui este gerenciador de pacotes, assim como é Nuget para aplicações .NET e o NPM, no caso de aplicações Javascript e Node.

Além disso, o Composer resolve automaticamente as dependências das bibliotecas que você adicionou, garantindo que todas as versões sejam compatíveis entre si.

Outro recurso útil do Composer é o autoload, que simplifica o processo de inclusão de arquivos das bibliotecas no seu código.

Ele gera automaticamente um arquivo de autoload para que você possa acessar classes e funções das bibliotecas sem precisar incluir manualmente cada arquivo.

O Composer se tornou uma ferramenta padrão na comunidade PHP devido à sua simplicidade, flexibilidade e capacidade de simplificar significativamente o gerenciamento de dependências em projetos PHP.

Agora, como atualizar o Composer sem precisar reinstala-lo? É possível fazer isso via linha de comando? Sim!

Se você deseja fazer isto desinstalando o Composer não tem problema, o resultado é o mesmo, mas não é a melhor forma, ok?

Então vamos atualizar de uma forma mais eficiente e inteligente, utilizando os recursos já instalados em nossa maquina.

Primeiramente vai abrir um prompt de comando para executar o comando para limpar o cache dos arquivos atuais, residentes em sua pasta local. Digite o comando:

composer clearcache

Veja o resultado do comando acima executado:

Executando o comando no Composer para atualizar os pacotes locais

Em seguida, após ter encerrado a limpeza do cache dos arquivos do Composer, vamos executar outro comando para atualizar enfim a versão:

composer self-update

O resultado do comando irá trazer os arquivos mais recentes do Composer para a sua maquina local, como pode ser observado no comando abaixo:

Versão do Composer atualizado com sucesso

Simples e facil!

O que pode motivar a esta atualização em ambiente local para o desenvolvimento PHP?

Diversos fatores podem ser gatilhos para você precisar atualizar a versão de seu ambiente local de desenvolvimento.

No meu caso, o que me motivou a fazer isto foi que, há muito tempo não tinha que dar manutenção em algumas aplicações PHP e no caso do novo pacote do Laravel, ele exige que tenha a versão mais atual do Composer.

Você geralmente vai ter uma mensagem semelhante à figura abaixo e vai perceber que necessita de alguma dependência a instalar. Veja:

laravel requirements

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos