O trabalho remoto em 2020, por toda situação e calamidade que vivemos, chegou com força por aqui e veio para ficar. Várias empresas já trabalhavam neste modelo, mesmo antes da pandemia, e algumas aderiram apenas na época e já voltaram para o modelo hibrido ou totalmente presencial. O fato é que o modelo do trabalho
O trabalho remoto em 2020, por toda situação e calamidade que vivemos, chegou com força por aqui e veio para ficar.
Várias empresas já trabalhavam neste modelo, mesmo antes da pandemia, e algumas aderiram apenas na época e já voltaram para o modelo hibrido ou totalmente presencial.
O fato é que o modelo do trabalho remoto tem crescido e muito e a meu ver irá crescer ainda mais, mesmo para aqueles que dizem que não é um modelo eficiente.
Mas porque estou comentado sobre isto? Veja a notícia que recebi hoje em minha caixa de entrada da news do Filipe Deschamps:

Inclusive, se você ainda não é desenvolvedor e quer ficar por dentro das notícias do mundo de tecnologia, recomendo fortemente que acompanhe esta lista.
O que percebemos na notícia acima é que a realmente a questão do trabalho remoto cresceu o que me deixa mais feliz ainda, o “work from anywhere” ou trabalhe de onde estiver.
Eu fico muito chateado as vezes com a prisão que as empresas impõem ao ser contratado por elas, como por exemplo uma VPN que te monitora geograficamente.
Mas dai cabe a você entender as regras e alinhar no momento da contratação e se você concordou, acredito que ela deva ser cumprida. É assunto para outro artigo.
Trabalho remoto para profissionais de tecnologia é tão viável quanto o trabalho presencial
Opa, ousado isto não? Mas explico o que quero dizer. Para entender isto, vou abrir o contexto que trabalho desde 2017.
Em 2017 precisei, por motivos particulares, me ausentar do trabalho presencial e não podia deixar de trabalhar (afinal, temos que ganhar dinheiro para continuar a vida).
Então comecei a me candidatar nas vagas para o exterior. Mas na época, era bem mais dificil encontrar estes trabalhos e a grande maioria das empresas eram na gringa.
Até ai, tranquilo. Estando com o inglês em dia, você consegue trabalhar e foi o que fiz. Comecei a trabalhar em um projeto com PHP (fora da curva um pouco para mim na época).
Acordade o horário da equipe, sempre conectava para uma daily todos os dias e executava minhas atividades sozinho durante o dia.
Dai você pode falar: “ah mas você executa sozinho, e a equipe ou a revisão em pares (peer review)?”. Bom, neste caso em específico não tinha o peer review e é bem melhor trabalhar assim.
Mas tudo depende do local que você trabalha, mas isto independe ser presencial ou não. A meu ver, vai do seu interesse correr atrás para executar as atividades.
Existem realmente pessoas que precisam de um “empurrão” para fazer alguma coisa e provavelmente o trabalho remoto não seja saudável para este ser.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *