O GruntJs ou simplemente Grunt, como é mais conhecido, é um processador de tarefas javascript muito útil que pode nos ajudar em diversas tarefas de nosso dia a dia. Neste artigo irei listar para que serve e dar um overview geral do que é possivel automatizar com ele. Lembrando que não é preferência de uso
O GruntJs ou simplemente Grunt, como é mais conhecido, é um processador de tarefas javascript muito útil que pode nos ajudar em diversas tarefas de nosso dia a dia.
Neste artigo irei listar para que serve e dar um overview geral do que é possivel automatizar com ele.
Lembrando que não é preferência de uso tá, eu apenas estou exemplificando o Grunt porque é um dos mais populares, juntamente com o Gupy (há quem prefira).
Mas no momento vamos falar do Grunt, não nos preocupando com outros Task Runners de mercado. Futuramente até posso comentar sobre outros.
O Grunt é responsável por automatizar diversas tarefas do dia a dia, como minificar um arquivo, fazer merge de arquivos, criar anotações em arquivos entre muitas outras tarefas.
Existe um suporte incrível também da comunidade para o Task Runner, sem contar que muita coisa também é escrita para o mesmo.
Para se ter uma ideia de quantos plugins estão disponíveis para o Grunt, recomendo que acesse esta página do próprio Git do Projeto.
Por que automatizar tarefas com o Grunt?
Quando falamos em automatizar o que vem a mente é a simples tarefa de converter alguma rotina ou serviço em uma tarefa automática, correto?
Ou seja, permitir que um serviço repetitivo se torne mais simples de realizar, de maneira mecânica. Imagine o quanto isto não te ajudaria a ser mais produtivo?
Então, um dos motivos está aqui. O Grunt irá lhe auxiliar nestas tarefas de rotina, que você precisaria talvez, de abrir o prompt de comando e executar um ou mais comandos para atingir ao seu objetivo.
Como instalar o Grunt?
Para instalar o Grunt é muito simples. Primeiro você terá que ter em sua maquina o Node instalado, pois o pacote será baixado via npm.
Se é a primeira vez que irá usar o GruntJs, basta aplicar o seguinte comando no prompt de comando:
npm -i grunt-cli -g
ou
npm install grunt-cli -g
Com isto, o gerenciador de pacotes do Node irá instalar tudo o que é necessário para executar o Grunt em seus projetos.
Em um segundo artigo, irei preparar um exemplo prático com um dos pacotes contrib e um projeto real, o que posso até gravar um vídeo.
Se não conhecia ainda este gerenciador de tarefas, deixe aqui seu comentário e acompanhe os próximos artigos.
Até a próxima!
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *