728 x 90

CSharp (C#) 11 – Raw string literals

CSharp (C#) 11 – Raw string literals

O CSharp (C#) está bem próximo de ser lançado, sendo previsto para o lançamento novas funcionalidades dentro da linguagem. Neste artigo irei demonstrar a funcionalidade raw string literals, que permite que crie estruturas e não precise inicia-las em seu construtor. Vale lembrar que, se não preparou seu ambiente de desenvolvimento ainda para as novas features do .NET 7, recomendo

CSharp (C#) está bem próximo de ser lançado, sendo previsto para o lançamento novas funcionalidades dentro da linguagem.

Neste artigo irei demonstrar a funcionalidade raw string literals, que permite que crie estruturas e não precise inicia-las em seu construtor.

Vale lembrar que, se não preparou seu ambiente de desenvolvimento ainda para as novas features do .NET 7, recomendo que leia este artigo antes de iniciar.

Vale lembrar que, como mencionei anteriormente, estes itens estão ainda em uma versão prévia e é possível que alguns deles não cheguem à versão final do C# 11.

Porém, isto nos dá uma noção do que pode ser a próxima versão do C# e o que esperar.

Raw string literals no C# 11

Usar strings que contêm aspas ou fazer referência a trechos de código como JSON se tornou muito mais fácil com o C# 11.

No C# 10, erros compilados seriam lançados se copiássemos o texto que continha aspas em uma string. Para impedir que isso aconteça, normalmente teríamos que escapar das aspas com uma barra invertida.

Literais de string bruta começam e terminam com três aspas “””…”””. Como resultado, uma aspa simples será vista como parte da string.

Eles também podem ser interpolados com o sinal $. O número de sinais $ que são anexados a uma string representa o número de chaves necessárias para fazer referência a uma variável.

Quaisquer poucas chaves serão vistas como parte da string.

public class LiteralDeStringExemplo
{
    public static int MeuNumero = 1;
 
    public string StringJson =
        $$"""
            {
                "numero": "{{MeuNumero}}"
            }
        """;            
}

No exemplo acima, especificamos dois sinais $ no início. Como resultado, precisamos incluir duas chaves para especificar a variável que desejamos referenciar.


Alguns exemplos você pode encontrar lá no GitHub deste site. Até a próxima!

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos