Existem diversos tipos de Serviços Cloud, mas neste artigo irei comentar a respeito dos três principais tipos de serviços de nuvem encontrado no mercado. Já andei comentando anteriormente sobre plataformas Cloud e motivos para utilizar em alguns artigos anteriores, e vou deixar aqui listado, caso queira ler depois: Então, vamos aos tipos mais comuns de
Existem diversos tipos de Serviços Cloud, mas neste artigo irei comentar a respeito dos três principais tipos de serviços de nuvem encontrado no mercado.
Já andei comentando anteriormente sobre plataformas Cloud e motivos para utilizar em alguns artigos anteriores, e vou deixar aqui listado, caso queira ler depois:
Então, vamos aos tipos mais comuns de serviços na núvem que encontramos no mercado. Iremos abordar algumas siglas abaixo e explicar detalhadamente cada um deles.
Quais são os tipos de Cloud mais encontrados no mercado?
Para você que está lendo este artigo e não conhece nada de Cloud, provavelmente já deve ter encontrado estes termos em algum lugar.
Os principais tipos de Cloud são SaaS (Software Como Serviço), IaaS (Infraestrutura como Serviço) e PaaS (Plataforma como Serviço).
Nos tópicos a seguir, vou descrever cada um deles para você conhecer, vamos lá.
Infraestrutura como Serviço (IaaS)
Este é um tipo de serviço que disponibiliza recursos avançados de rede para o usuário final, pagando um valor pelo recurso utilizado.
A infraestrutura compreende os componentes básicos da TI em nuvem, além de dar acesso aos recursos de rede e espaço para armazenamento de dados.
A IaaS oferece também uma infraestrutura com flexibilidade, com isto, nos dá autonomia para que façamos o gerenciamento via internet.
Este modelo traz ao usuário controle além de a responsabilidade de gerir todos os processos, programas e sistemas operacionais.
Plataforma como Serviço (PaaS)
PaaS é uma plataforma para aplicações e desenvolvimento com componentes de cloud computing.
Este serviço nada mais é do que o fornecimento de uma plataforma criada para as empresas armazenarem e gerenciarem seus programas.
Logo, as organizações não assumem os custos de infraestrutura, uma vez que o gerenciamento de hardware e software fica por conta do provedor da PaaS.
Portanto, com esta plataforma, as empresas podem focar na implantação e gerenciamento das suas aplicações.
Isso faz com que as empresas se tornem mais eficientes e reduz os erros cometidos pela sobrecarga de trabalhos e processos.
Software como Serviço (SaaS)
Este último modelo disponibiliza um serviço completo, executado e gerenciado pelo provedor.
Primeiramente um produto de software é disponibilizado por um servidor na nuvem. Este servidor irá se comunicar com o usuário e operar o programa virtualmente.
Portanto quem opta por contratar este modelo deve ter um software sempre atualizado.
Este tipo de Cloud Computing se parece com o IaaS no sentido de que a empresa contrata um recurso para ser usado remotamente, pagando somente pelo que for utilizar.
Mas ao contrário do IaaS, somente o serviço de software é contratado e não a infraestrutura.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *