728 x 90

4 motivos para você largar o LinkedIn hoje mesmo

4 motivos para você largar o LinkedIn hoje mesmo

O LinkedIn virou sinônimo de busca de novas oportunidades de uns anos para cá, principalmente na área de tecnologia. Diariamente, somos surpreendidos com diversas mensagens em nossa caixa de entrada com ofertas de jobs, e parei para refletir um pouco sobre isto. Pode parecer um desabafo isto, mas não é. O meu objetivo com este

O LinkedIn virou sinônimo de busca de novas oportunidades de uns anos para cá, principalmente na área de tecnologia.

Diariamente, somos surpreendidos com diversas mensagens em nossa caixa de entrada com ofertas de jobs, e parei para refletir um pouco sobre isto.

Pode parecer um desabafo isto, mas não é. O meu objetivo com este artigo é realmente te convencer a se desligar ou tirar umas férias do LinkedIn.

Eu mesmo em 2019 pirei demais com o tanto de oportunidades que surgiram e confesso que, refletindo sobre, não faria isto novamente.

Então, se isto ajudar alguém, vou listar 4 motivos para você delsigar seu LinkedIn hoje mesmo. Se você é tech recruiter, desculpe, mas não se sinta ofendido com o que vou dizer.

Isto não é uma direta para ninguém e muito menos estou querendo ditar regras, apenas um ponto de vista diferente que pode ou não tirar lições para sua carreira.

Vamos lá!

1- Oferta de trabalho no LinkedIn não é certeza de emprego garantido

Quantas vezes você já não recebeu a máxima no LinkedIn de algo parecido com “abrimos 100 vagas urgentes e estamos contratando ..”.

E te enviam uma “isca” com o enunciado da vaga, cultura da empresa mil maravilhas, os benefícios de outro planeta e salário realmente diferenciado.

Até aqui tudo bem, não muito dificil de ocorrer, mesmo porque ninguém irá fazer uma propaganda de sua empresa ou negócia dizendo o que realmente é ou acontece.

Afinal, no LinkedIn todo mundo é foda, super herói e pica das galaxia.

(Este aqui é um ponto que você, que é usuário desta rede patética chamada LinkedIn deve perceber ou se a pratica, por favor pare!).

Mas ai, voltando a oferta feita pelo Tech Recruiter, há quem já se sinta parte da empresa, se esquecendo de suas atividades.

Afinal, você já está engajado no processo e com a mente e energia focado em outro emprego, não? Não!

Não se esqueça que a vida continua e você precisa manter seu emprego atual. Até ter a carta proposta formalizada e antes mesmo, passar pelas etapas do processo, você não conquistou nada.

2- Processos seletivos são um saco e demandam energia

Eu sempre fico muito tranquilo com entrevistas e testes, mas confesso que de uns anos pra cá, tenho odiado o que este processo se tornou.

Para você ingressar em um projeto as vezes consideravelmente simples, você chega a ser testado igual a um engenheiro da Nasa.

E o que mais decepciona no final de tudo isto, quando você não sabe do salário antes, é a oferta que fazem. Ai você fica com aquela coisa na mente: “pouts, cheguei até aqui, me custou 5 ou 6 etapas, não dá pra desistir agora”.

Será que não? Pois é, uma difícil pergunta que pode variar de momento para momento, não dá para afirmar.

Já tive as duas experiências em momentos diferentes e confesso que a situação acima dá muita raiva. Primeiro, saber o budget do projeto deve ser mencionado logo no começo.

Mas isto é assunto para outro artigo, certo. Mas voltando, a questão da energia que você despende em cada processo.

Eu sair recentemente de um job em 2020 para resolver questões pessoais e cometi a besteira de ligar o recurso do LinkedIn “open to work“. Maldição!

No primeiro dia, oba! Aceitei as primeiras 3 entrevistas e fechei o browser. Agendei as calls e fui almoçar. Quando voltei, pqp! 15 novas mensagens aguardando resposta de convite.

Pensei, bom estou “desempregado”, vou me dedicar aos processos esta semana e vou ao menos filtrar a galera e agendar as reuniões.

Confesso que comecei a fazer entrevistas no dia seguinte e relembro do tempo que isto era presencial. Continuar a mesma caca de sempre.

O Tech Recruiter te liga para falar da empresa em 30 minutos e te apresentar o projeto, o que poderia ser abreviado em 5 minutos na mesma entrevista técnica.

Dai ele vai te passar ou não para a próxima fase, sendo que esta primeira poderia nem existir. O que mais dói é lembrar esta merda na época presencial.

Tu tinha que pegar um transporte até a empresa para ouvir esta porcaria! Nada mudou. Então, na real, se puder evitar ao máximo ou filtrar os processos seletivos que realmente fazem sentido, é uma boa.

Mesmo porque, isto ao final de uns 3 dias te deixa tão exausto e o pior, psicologicamente pra baixo, porque você acabou imergindo em diversos projetos e empresas ao mesmo.

É um dreno de energia, com certeza!

3- O business é emergente, mas pode ser que no futuro as coisas mudem

Esta aqui pode ser a dica de ouro deste artigo e espero que guarde bem isto. Existem diversas empresas surgindo a todo momento.

Mas nos últimos anos e com o mercado super aquecido do jeito que está, diversas pseudo empresas estão no meio deste universo.

Digo pseudo, entenda. São aquelas que o cara teve uma ideia, começou na garagem de casa (não há nenhum problema com isto, olha como surgiu a Apple), mas te vendem algo como se fosse a estrutura de uma mega empresa.

E o perigo está neste detalhe. Imagine você, confortável e estável em uma empresa, com as coisas fluindo perfeitamente, seu salário em dia e tudo numa boa.

Ai recebe a proposta do dobro do que ganha atualmente, mas não dá para enxergar o que está por traz da estrutura que está querendo lhe contratar. É o risco.

Então fique ligado nestas oportunidades, pois elas podem tirar sua paz e de sua família.

4- Isto pode atrapalhar sua vida pessoal

Este item está relacionado ao terceiro, mas vale a pena separar em um tópico para não espalhar a ideia.

Quando digo que isto pode atrapalhar sua vida pessoal é que realmente irá. Dos tópicos explicados, todos falam por si só e podem ser um problema.

Mas o principal é sobre planejamento, realmente. Tenho o costume de planejar muito cada passo que dou em minha vida e acredito que você, deve ter planos também.

Imagine você ter que interromper algum destes planos por um erro de uma mudança mal feita, como nos exemplos que mencionei acima.

Ruim não? O pior, as vezes pode não só afetar sua vida, mas também o conforto de sua família e todos que estão ao seu redor e dependem de alguma forma de ti.

Então, é para se pensar, certo?


De maneira geral, como falei no inicio, não tenho nada contra o LinkedIn e nem muito menos este artigo é um desabafo sobre a plataforma.

Mas é um ponto de vista que trago e compartilho, e se ajuda de alguma forma, deixe aqui seu comentário ou se discorda, fique a vontade para fazê-lo também.

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos