O Microsoft Azure, ferramenta de Cloud Computing da Microsoft possui uma das mais poderosas estruturas do planeta à sua disposição. Diversas regiões e Data Centers estão à seu dispor e com um SLA consideravelmente alto que fazem por si só já ser um bom motivo para você adotar à ferramenta. Mas continuando a série de
O Microsoft Azure, ferramenta de Cloud Computing da Microsoft possui uma das mais poderosas estruturas do planeta à sua disposição.
Diversas regiões e Data Centers estão à seu dispor e com um SLA consideravelmente alto que fazem por si só já ser um bom motivo para você adotar à ferramenta.
Mas continuando a série de artigos sobre Cloud Computing, quero neste artigo dar algumas ideias que podem ajudar você que está começando na área e ainda não tem um direcionamento do que estudar.
O Microsoft Azure será assunto aqui no site por mais alguns artigos, já que me especializei mais nesta ferramenta do que seus concorrentes, como o Amazon AWS e o Google Cloud.
Se ainda não leu o artigo anterior, o que é Cloud Computing, recomendo também a leitura após ler este artigo.
Mas da mesma forma, quero escrever em breve sobre as demais plataformas e trazer exemplos mais elaborados no meu canal do Youtube.
Então vamos ao tópico de hoje, por que deveria adotar o Microsoft Azure como minha ferramenta de Cloud.
Microsoft Azure como a segunda maior plataforma de Cloud
O Microsoft Azure é atualmente a segunda maior plataforma de Cloud Computing, perdendo apenas para a pioneira na área que são os serviços da AWS.
Mesmo assim, diria que alguns serviços são únicos e vale muito a pena conhecer, principalmente se pretende ir para a stack do .NET.
Para profissionais de outras stacks eu diria que o Microsoft Azure tem também muitas possibilidades, então não descartaria também conhecer.
A maior taxa de crescimento dentre as demais plataformas
Pensando em futuro, o Microsoft Azure vem crescendo significativamente nos últimos anos, deixando os seus concorrentes, principalmente o maior para trás neste quesito.
A plataforma tem se popularizado em diversos países e a comunidade também é muito forte, facilitando com seu vasto material documentado.
Isto, convenhamos que é hoje o maior atrativo para pensar em entrar em uma tecnologia. Se tem uma comunidade forte, isto significa que encontrará com mais facilidade soluções para os desafios.
Está presente na maioria das regiões
Isto também é um ponto bem positivo, inclusive para aqueles que pretendem escalar suas aplicações para diferentes regiões do planeta.
O Azure está presente nas principais regiões do planeta, contando com uma ampla cobertura de Data Centers espalhados pelo globo.
Sem contar que, isto com certeza contará na hora de planejar um bom plano de contingência para assegurar a disponibilidade de seu sistema.
Nesta página da própria Microsoft você consegue ter uma ideia do que estou falando.
A plataforma mais popular nas empresas
O Azure é a plataforma mais popular nas empresas atualmente, sendo facilmente encontrada principalmente em stacks com produtos Microsoft.
Mas se engana quem acredita que é apenas no mundo Microsoft que irá encontrar a mesma.
Além disto, se ela está na maior parte das empresas isto significa que estua-la ou adota-la te trará maiores chances na hora de buscar um emprego.
Segundo o site Monster.com, o Microsoft Azure é o mais popular na lista das vagas de empregos.
Bom, já deve imaginar que fiz este artigo é porque sou “Microsoft boy” ou quero ser patrocinado pela mesma, mas você pode estar enganado.
Na verdade escrevo sobre o Microsoft Azure porque realmente é uma ferramenta fantástica e traz o melhor para o usuário final.
Aliás, esta é a marca da Microsoft e que é imprimida em seus produtos, trazendo sofisticação sempre na usabilidade do usuário final.
Eu gosto de não ter que ficar me preocupando em decorar comandos e executar meu trabalho de forma mais produtiva possível.
Então, não é a toa que escolhi trabalhar com o Azure, mas tenha sempre em mente que é interessante conhecer as demais ferramentas.
O conceito não muda. Mas os detalhes e particularidades de cada uma são bem específicas. Até o próximo artigo.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *