A manipulação de strings no CSharp (C#) pode parecer um assunto bem simples e de obrigação de todo desenvolvedor saber. Mas acredite muitas vezes isto passa batido para a maioria dos programadores e pode dar algumas dores de cabeça em seu código. Portanto vamos deixar bem claro o que é possível ser feito aqui neste
A manipulação de strings no CSharp (C#) pode parecer um assunto bem simples e de obrigação de todo desenvolvedor saber.
Mas acredite muitas vezes isto passa batido para a maioria dos programadores e pode dar algumas dores de cabeça em seu código.
Portanto vamos deixar bem claro o que é possível ser feito aqui neste artigo e prometo revisita-lo sempre que possível.
Afinal, é um assunto que pode ter alguns acréscimos ou mudanças com o passar do tempo, principalmente com a mudança constante do .NET Framework.
Concatenar strings no CSharp
Uma das coisas mais simples que aprendemos em qualquer linguagem que aprendemos, geralmente é a concatenar strings e entender como funciona.
No C# é bem semelhante ao padrão da linguagem C, ficando desta maneira:
Mas isto com certeza é para quem está iniciando seus passos com a linguagem, e esta forma de escrita, nos gera um problema de performance, internamente o .NET Framework cria um objeto em memória (são reference type) e apenas a ultima declaração é a referenciada em memória.
Isto porque o Garbage Collection descarregou todas as anteriores da memória, e ai que você não deve usar a declaração desta maneira.
Segundo o Livro MCPD Self-Paced Training Kit – Exam 70-536, a maneira correta é utilizar ou o String.Concat, String.Format ou melhor ainda, a classe StringBuilder para estas manipulações.
Veja um exemplo:
Adicionando Formatos em suas Strings com PadLeft ou PadRight
Algumas funções ou métodos mágicos que vieram com o .NET Framework 2.0 – isto faz tempo, mas acredite poucos usam e geralmente tentam criar frameworks próprios inutilmente – é o método PadLeft e o PadRight.
Com eles você consegue acrescentar um formato fixo com quantas posições e caractere que desejar, gerando um tamanho fixo, o que é muito útil em varias aplicações.
Vejamos alguns exemplos:
Em breve trarei mais exemplos úteis para o dia a dia e caso tenha algo que esqueci de mencionar, deixe aqui nos comentários.
Até a próxima!
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *