728 x 90


LINQ e C#- tutorial de expressões Lambda úteis

LINQ e C#- tutorial de expressões Lambda úteis

O LINQ (Language Integrated Query) é uma parte poderosa da plataforma .NET da Microsoft que permite realizar consultas em várias fontes de dados usando uma sintaxe similar à SQL, mas integrada diretamente à linguagem de programação, como C# ou VB.NET. O LINQ permite escrever consultas em coleções de objetos, bancos de dados, XML e outras

O LINQ (Language Integrated Query) é uma parte poderosa da plataforma .NET da Microsoft que permite realizar consultas em várias fontes de dados usando uma sintaxe similar à SQL, mas integrada diretamente à linguagem de programação, como C# ou VB.NET.

O LINQ permite escrever consultas em coleções de objetos, bancos de dados, XML e outras fontes de dados de maneira uniforme e consistente, usando operadores e métodos específicos.

Ele oferece uma forma mais simples e legível de manipular e filtrar dados, além de oferecer suporte a operações como ordenação, agrupamento, projeção e junção de dados.

Já o Entity Framework (EF) é um framework de mapeamento objeto-relacional (ORM) de código aberto para a plataforma .NET, desenvolvido pela Microsoft.

Neste artigo trago uma dúvida que pode ser recorrente para quem está começando e confesso que, as vezes pode ser um pouco difícil de lembrar também.

Se você decora sintaxe, desculpe. Pode me julgar porque a maioria das coisas que um dia já utilizei pode em algum momento passar batido e ter que consultar.

Acredito que isto é natural, mesmo que depois de alguns anos você não está propriamente desenvolvendo 100% do tempo projetos.

Então, para o artigo trago um resumo de artigos que podem ajuda-lo na escrita de sintaxe SQL utilizando o Entity Framework, mas utilizando Lambda Expression.

Segue a lista:

Divirta-se!

Lambda Expressions

Uma expressão lambda (lambda expression) é uma funcionalidade presente em várias linguagens de programação que permite criar funções anônimas de forma concisa e inline.

As expressões lambda são frequentemente usadas para criar funções simples e pequenas, que podem ser passadas como argumentos para outras funções ou usadas em contextos onde funções são necessárias.

Elas são especialmente úteis em linguagens que suportam programação funcional.

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos